quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Qual a finalidade das máquinas doadas pelo governo Dilma para PATU?


 O nordeste passou, e passa por uma das maiores secas dos últimos 80 anos (para alguns, dos últimos 100 anos): fato constatado cientificamente por estudiosos do “clima e do tempo” e bastante repercutido pelos profissionais (e amadores) da imprensa.

Como política pública para amenizar os efeitos desta seca, o governo federal tomou algumas iniciativas, dentre estas a DOAÇÃO aos municípios do semiárido de máquinas para serviços e obras estruturantes no campo, o que foi denominado de “kit do PAC 2”, que consta de retroescavadeira, motoniveladora, caminhão-caçamba, carro-pipa e pá carregadeira.

Tudo isso, a custo zero para os municípios. Em contrapartida os gestores têm que fazer com que estas máquinas sejam utilizadas conforme o seu propósito para obter os resultados esperados: melhorias no escoamento da produção principalmente dos agricultores familiares durante as épocas de chuvas e de secas, com a manutenção das estradas vicinais;  melhorias no transporte escolar; evitar a erosão da terra e a degradação do meio ambiente; incrementar do turismo rural e o acesso à água, principalmente nos municípios em situação emergencial de seca, com a construção de pequenas barragens. Estes são algumas das ações através do uso adequado das máquinas.

Mas, em PATU (a única cidade do RN, onde o que é ilegal, é moral e/ou vice-versa. E engorda!) tudo acontece diferente. As máquinas que já serviram de caminhão para coletar lixo, entulhos nas vias publicas, aguar canteiros e etc . 

E a finalidade destas máquinas? Como estão as estradas vicinais do nosso município? E os cortes de terras? Onde foram parar os recursos para barragens subterrâneas? As cisternas de placas e os sistemas de abastecimento da Zona Rural? Se refletirmos um pouco, não faltam serviços para as máquinas.

É fato! Em PATU pode faltar tudo, só não pode falta o descuido com a coisa pública.(Sim, também não podem faltar jumentos nas avenidas, nem lágrimas de crocodilo)




Nenhum comentário:

Postar um comentário