quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ELEITORES TÊM ATÉ MAIO DE 2016 PARA "TIRAR O TÍTULO".

Encerrada a semana de incentivo à inscrição eleitoral por parte dos jovens com mais de dezesseis anos realizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é preciso esclarecer que não se encerrou o prazo para "tirar o título" como algumas pessoas acreditam.
A semana passada (16 a 20 de novembro) foi marcada pela campanha desenvolvida pela Justiça Eleitoral para incentivar os jovens a inscreverem-se como eleitor, o que gerou um fluxo de eleitores em quantidade acima do normal nos Cartórios Eleitorais e postos de atendimento, com muitas delas acreditando trara-se da última semana disponível para obter o título de eleitor.
Na verdade tratava-se somente de uma campanha pontual realizada com o intuito de despertar nos adolescentes o interesse em votar já nas Eleições Municipais de 2016, de modo que não houve o encerramento do período de alistamento eleitoral.
Pelo Calendário Eleitoral, divulgado recentemente pelo TSE, vence em 04 de maio de 2016 o prazo para que o interessado aliste-se como eleitor ("tire o título") ou modifique o seu domicílio eleitoral, transferindo seu título de um município para outro, ou mesmo alterar o local em que vota dentro do mesmo município, de modo que não há necessidade de pressa ou desespero, já que ainda falta um bom tempo até lá.
Por outro lado, não se deve deixar para os últimos dias, já que a proximidade com o prazo final certamente levará muitas pessoas às unidades da Justiça Eleitoral, sendo recomendado que procurem desde logo, sem atropelos.
Para efetuar a inscrição eleitoral ou mesmo transferência, o interessado tem que comprovar as condições de ser eleitor e o domicílio eleitoral no município, apresentando documento oficial com foto e um comprovante de residência ou outro documento que comprove vínculo que caracterize o domicílio eleitoral no município, devendo-se levar os documentos em originais e cópias.

Fonte: http://www.novoeleitoral.com e RnPoliticaEmDia

Nenhum comentário:

Postar um comentário